Proposta Pedagógica

A educação só faz sentido quando há preocupação com a inteligência cognitiva e emocional, com as atitudes e os valores do indivíduo.

Nossa proposta pedagógica olha para o estudante de maneira integral e integrada porque acreditamos que a educação deve ajudar as pessoas a aprender a evoluir em todas as dimensões de maneira que consigam fazer melhores escolhas em todos os campos da vida.

Vivemos em uma sociedade em constante transformação, em que os aspectos externos têm impacto sobre nossos comportamentos e, consequentemente, na maneira como aprendemos também.

A sociedade está cada vez mais pluralista, exigindo pessoas confiáveis, inovadoras e criativas.

Consideramos os conhecimentos prévios da criança e as vivências se complementam com novos conhecimentos. Cada indivíduo contribui com suas experiências para a construção do conhecimento dele e do grupo.

Trabalho em grupo

O trabalho em grupo nos ensina a lidar e respeitar visões e opiniões diferentes. Através da diversidade, o aprendizado se torna mais rico.

Ter boa comunicação

É uma habilidade capaz de criar conexões enriquecedoras com pessoas de diferentes áreas de conhecimento. Quando fluída, ela ajuda a resolver conflitos, problemas complexos e ainda é capaz de resultar em novas ideias.

Pensamento crítico

Também é uma habilidade treinada durante a elaboração de projetos, mas principalmente ao longo da vida pessoal e profissional, permitindo que os estudantes façam boas escolhas.

A liderança

Naturalmente aparece na gestão de projetos. Os estudantes aprendem a identificar talentos diferentes e a aproveitar cada uma delas de maneira que consigam explorar ao máximo cada uma.

Organização

Saber organizar alguma ideia é uma das habilidades mais presentes durante a realização de projetos. Após a chuva de ideias vindas de diferentes pessoas, a competência de organizá-las é fundamental para a execução prática das ideias.

Tomar decisões

Habilidade treinada durante o desenvolvimento de projetos. Afinal, não conseguimos abraçar todas as ideias e chega um momento em que tomar decisões é necessário.

Onde a aprendizagem se dá baseada em projetos, o trabalho em equipe naturalmente convida os estudantes a ouvirem opiniões diferentes, compartilhando experiências, comunicando suas ideias e ainda criando diferentes formas de colaboração.

Na educação colaborativa, os estudantes trabalham com a mediação do professor,
de forma que cheguem a um bom resultado.

Acreditamos que o indivíduo aprende melhor na coletividade, de maneira proativa e vivencial.

Nos dias atuais, destacam-se pessoas com pensamento crítico, que conseguem solucionar problemas complexos. Para lidar com as adversidades do mundo, precisamos contar com pessoas inovadoras e realizadoras, aquelas que identificam as oportunidades em meio a crise.

São essas pessoas capazes de enxergar soluções para problemas sociais, estruturais, econômicos e culturais. Sem o olhar empreendedor, vivemos sob uma visão sistematizada que não provoca novas perguntas e muito menos manifesta novas respostas.

Quando propomos projetos que estimulam o pensamento sobre a importância do consumo consciente, que contribuem com problemas sociais, impactando algo na sua própria vida e na de outras pessoas e, ainda, orientam sobre como preservar e cuidar do meio ambiente, estamos formando pessoas com um pensamento sustentável, que enxergam em suas atitudes, impactos sociais, econômicos e ambientais. Essa construção se dá desde a primeira infância. Estamos preparando estudantes capazes de lidar com situações adversas com olhar voltado para as oportunidades e soluções que trazem benefícios nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social.