Descubra o que você deve observar na hora de visitar um berçário

Procurando um berçário para matricular seu filho? Encontrar a escola ideal para cuidar do seu pequeno não é tarefa fácil, afinal essa será a primeira experiência do seu filho fora de casa, e você quer ter a segurança e confiança de que ele será bem cuidado. 

Mas como decidir? Quais atributos devem ser considerados na hora de escolher um berçário? Confira nossa lista!

  •  Tenha certeza de que é um ambiente higienizado

O ambiente é muito importante para um bebê. Espaços arejados e bem higienizados são indispensáveis. Por isso, é bom ficar atento. Se a escola faz uso de protetores de calçados na área do berçário, por exemplo, já é um ótimo sinal! 

E não esqueça de observar os detalhes: se o trocador ou refeitório é limpinho e arejado, se os brinquedos estão de acordo com a faixa etária dos bebês e se estão bem higienizados.

  • Conte com espaços seguros e arejados

A luz natural também faz diferença, mas lembre-se de verificar se há cortinas para bloquear a luz no momento do descanso, assim os bebês podem ter um sono tranquilo.

Verifique também os materiais das paredes, tetos e pisos. Evite escolas com móveis muito antigos, carpetes, cortinas e outros itens de decoração que possam causar alergia nas crianças. Para prevenir quedas, um piso antiderrapante e amortecedor é o mais adequado. 

As janelas também devem ter proteção, especialmente se estiverem ao alcance dos bebês. Vidros anti-estilhaçamento são importantes em caso de acidentes, assim como redes e barras de proteção. 

  • Ter um lactário faz toda a diferença

Ter um lactário equipado e bem higienizado também faz toda a diferença. Isso porque as mamadeiras devem ser bem lavadas e esterilizadas, e o leite deve ser armazenado adequadamente. Melhor ainda se a escola tiver uma sala de  amamentação com poltronas, já que as mamães terão a oportunidade de alimentar seus bebês quando quiserem.

Melhor ainda se a escola tiver uma sala própria para amamentação com a estrutura adequada para as mães amamentarem seus bebês com tranquilidade e conforto. 

  • Os trocadores devem ser seguros

Repare também nos trocadores e banheiras. Se não forem muito bem planejados, são grandes as chances de acidentes. Por isso, procure um ambiente seguro para o seu bebê. 

  • Nada de dividir berços!

Não esqueça de observar a distância de pelo menos meio metro entre os berços, para que tenha espaço para circular. Também é um alerta vermelho se a escola manter mais de 15 berços por sala. E nada de dividir berços! Cada bebê deve ter seu próprio espaço.

  • Garanta que o berçário tenha salas de estímulo

Nunca é cedo demais para apresentar uma criança ao universo da leitura. Por mais que os bebês ainda não consigam ler, entrar em contato com o livro, sua textura, as cores e desenhos é um estímulo indispensável. Ter livros adequados para a idade, em um espaço que permita essa experimentação é um diferencial que vai ajudar muito no início da alfabetização.

Ter uma sala de psicomotricidade também é um diferencial bacana. A criança precisa ser incentivada a descobrir seu corpo e a se relacionar com os outros e o ambiente que a cerca. Por isso, ter um espaço especialmente dedicado a essa tarefa, com brinquedos e outros instrumentos especiais, pode ajudar muito no seu desenvolvimento cognitivo, sensorial e até mesmo psicológico. 

  • Conheça a qualificação da equipe

Se cuidar de um bebê já é difícil, imagine vários? Por isso, é importante que cada cuidadora seja responsável por até oito bebezinhos, e não mais que isso. Fique atento também na forma como elas interagem com os bebês.

Contar com uma equipe de pedagogas também faz diferença. Ter serviços como aula de música e psicomotricidade, ou até aula de natação para bebês com mais de um ano, são diferenciais que valem muito a pena nesta etapa do desenvolvimento das crianças.

Muitos berçários ainda contam com uma equipe pedagógica completa, com nutricionista e enfermeira. Esse é um diferencial que não deve ser subestimado, pois fará diferença em casos de emergência.

  • Entenda como é a comunicação da escola com a família

Deixar seu filho aos cuidados de outras pessoas é um desafio. Por isso é muito importante para os pais quando a escola possui alguma forma de registro das atividades do bebê, desde as brincadeiras até a sua alimentação e higiene. Quando a agenda é eletrônica, ainda melhor!  Assim você consegue acessar esses dados quando quiser, e ter todas as informações na palma da sua mão.

  • Fique atento com os diferenciais oferecidos

É de extrema importância que uma unidade de berçário tenha uma parceria com diferentes profissionais nos primeiros anos de vida do bebê, pois é neste momento que essa criança será inserida ao mundo e necessitará do seu apoio. Ter um cardápio elaborado por nutricionistas, aulas específicas de psicomotricidade e música, com especialistas na área, ajuda na garantia de um desenvolvimento integral do bebê. Pense nisso!

  •  Apoio pedagógico é essencial!

Pode não parecer, mas contar com uma equipe de pedagogas, e não apenas cuidadoras, faz muita diferença para o desenvolvimento do bebê.

Entenda a diferença: uma cuidadora irá ajudar no cuidado do seu filho, trocando fraldas, amamentando, colocando-o para dormir. Já uma equipe pedagógica pode, além disso, desenvolver o bebê, estimular seu aprendizado espacial, cognitivo e motor com base em conhecimentos e estudos da área. É um passo além do cuidado, que pode estimular ainda mais as habilidades da criança e ajudá-la na transição para a Educação Infantil. 

  • Apoio Multidisciplinar

Já ouviu falar da multidisciplinaridade? É a busca da integração de conhecimentos por meio de um mesmo objeto de estudo. A grande vantagem é que a criança aprende a enxergar os conhecimentos de forma integrada, com a capacidade de identificar sua aplicabilidade prática. Para os bebês e crianças pequenas, ter o apoio multidisciplinar é fundamental para ajudá-los em seus primeiros aprendizados, possibilitando que eles entrem em contato com diferentes materiais e atividades.

  • Você conhece os benefícios da Shantala? 

Shantala é uma técnica de massagem indiana que vem se popularizando no Brasil pelos vários benefícios que traz para os bebês, começando pelo vínculo entre a criança e o cuidador e a criação de uma relação de confiança e carinho. A Shantala gera estímulos táteis, motores e  cerebrais no bebê, que ajudam na respiração e circulação.

Ele fica mais calmo e tranquilo, o que ajuda na hora de dormir. Além disso, a massagem tem um impacto positivo na sua saúde digestiva, prevenindo refluxos e ajudando a combater os gases, dois dos principais motivos para o desconforto e irritação dos bebês.

  • É bom contar com uma localização que facilite o acesso ao berçário

A localização do berçário também é essencial. Seja perto do trabalho de um dos pais, ou perto de casa, é preciso que ele tenha um acesso fácil da família, não só para maior comodidade, mas também para que os pais possam buscar os bebês caso sejam chamados.

Agora você já sabe! Apesar da longa lista, nenhum cuidado é demais ao escolher o berçário ideal para o seu filho. 

Você já conhece o Berçário do Colégio Ranieri? Descubra nosso espaço e venha conferir de perto todo o cuidado da nossa equipe para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê.