Quando falamos em Psicomotricidade, muitas vezes pensamos em desenvolvimento corporal. Mas muito além disso, a psicomotricidade é um estudo que relaciona a mente e o corpo.  Antes do processo de alfabetização, as crianças precisam adquirir habilidades e desenvolver capacidades cognitivas e motoras.

Nas aulas de Psicomotricidade, os alunos desenvolvem essas habilidades que são essenciais para facilitar a leitura e a escrita. Em sala de aula, as atividades recreativas trabalham diversos elementos psicomotores para que os alunos desenvolvam a noção de espaço, orientação do tempo, esquema corporal e a pré-escrita, fundamentais no processo de aprendizagem.

Essas atividades desenvolvem equilíbrio, lateralidade e orientação espacial e temporal, auxiliando na aprendizagem e proporcionando ao aluno conhecimentos cognitivos, sociais, afetivos e motores.

Outros benefícios:

• Estimula a capacidade sensitiva através das relações entre o corpo e o exterior;
  • Trabalha a capacidade perceptiva através dos movimentos e das respostas gestuais;
  • Desenvolve a capacidade de reconhecimento de símbolos e sinais;
  • Trabalha as formas da criança se expressar, através de ações criativas e emocionais;
  • Valoriza a identidade e a autoestima diante do grupo;
  • Conscientiza sobre como manter o respeito diante do espaço de outras pessoas e situações.

“Um esquema corporal mal constituído resultará em uma criança que não coordena bem seus movimentos, veste-se ou despe-se com lentidão, as habilidades manuais lhe são difíceis, a caligrafia é feia, sua leitura é inexpressiva, não harmoniosa.” (MORAIS, 2002)