Ao longo da vida, a rotina é cada vez mais importante, afinal as responsabilidades e compromissos aumentam. O principal objetivo, portanto, é organizar o tempo de maneira proveitosa. Sabemos que, na prática, não é simples estabelecer uma rotina na vida dos filhos, ainda mais com a correria do dia a dia, horários irregulares e a falta de tempo. No entanto, é muito importante que a família e a escola adotem alguns hábitos e regras no cotidiano dos pequenos. 

Uma boa rotina para as crianças é aquela que atende às necessidades biológicas, psicológicas e sociais. Sendo assim, ao estabelecer horários, é imprescindível dedicar momentos para a alimentação, higiene, brincadeiras, atividades escolares, entre outros. É importante ressaltar, também, que a rotina vai além do ambiente familiar: ela se estende até o espaço escolar. 

“Estabelecer uma rotina desde cedo colabora para que a criança cresça mais confiante e independente. Saber o que vai acontecer durante o dia e a repetição destes acontecimentos ajuda a criar um ambiente saudável, fazendo com que os pequenos se sintam confortáveis e seguros”, explica a coordenadora pedagógica de Educação Infantil, Marcília Lembo. 

As vantagens da rotina na educação infantil são várias e têm a ver, especificamente, com o fato das crianças se tornarem adultos mais responsáveis e cientes das suas obrigações e deveres com elas mesmas e com a sociedade.

Mas, como funciona essa rotina em nosso ambiente?

Para definir uma rotina escolar levamos em consideração as necessidades de cada faixa etária, bem como os períodos escolhidos pelas famílias. A rotina de um bebê não é a mesma de uma criança de três anos, por exemplo. 

Pensando nisso, nossa escola conta com uma agenda de atividades planejadas. Além dos horários das refeições, da higiene e descanso, cada segmento propõe atividades complementares, como os exercícios de psicomotricidade no Berçário, as aulas extracurriculares a partir da Educação Infantil ou, simplesmente, a hora de “não fazer nada”.

“Temos também o hábito de apresentar a rotina do dia logo no início das aulas, em que através de palavras ou imagens, os alunos ficam cientes de tudo que vai acontecer durante o período de aula.

Outra coisa que faz parte da nossa rotina é sempre iniciar uma atividade com uma brincadeira, música, história ou jogo contextualizando o brincar e o lúdico com a aprendizagem da criança”, explica Marcília. 

Além do curso Regular, oferecemos o Serviço Adicional de Período Estendido para as famílias que precisam ter os filhos na escola num período além da aula. “Nesse serviço, organizamos a rotina dos alunos de forma que tenham tempo para realizarem as atividades escolares, que deveriam ser feitas em casa. Além disso, planejamos momentos para que possam desenvolver atividades dirigidas com as ADIs (profissionais à frente das atividades do Serviço Adicional), que incluem propostas de Yoga, Nutrição, Psicomotricidade, Contação de Histórias, Artes, Expressão Corporal e Brincadeiras”, explica Ana Paula Solitari, coordenadora pedagógica do Serviço Adicional de Período Estendido.

No restante do tempo, nos preocupamos em dar a oportunidade de ficarem livres para brincarem em diferentes espaços oferecidos pelo Colégio, sempre com supervisão da equipe. Para alunos até o Jardim I, também temos na rotina um momento de descanso garantido, para que possam fazer uma soneca no meio do dia, respeitando a necessidade da faixa etária.

“Entendemos que garantir no Colégio uma rotina próxima a que o aluno teria em casa, fora do horário de aula, o ajuda a enfrentar com maior tranquilidade as atividades diárias”, explica Ana.

Quais os benefícios que a rotina traz às crianças?

Além do desenvolvimento de responsabilidade, a criação de uma rotina também é um fator importante para o desenvolvimento emocional. Um estudo publicado pela Medical College of Georgia, da Augusta University nos Estados Unidos mostrou que estabelecer uma rotina para crianças é benéfico para a saúde delas, melhorando a qualidade de vida, humor, e autoestima. Além disso, com horários estipulados, há uma melhora da qualidade do sono, que é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Há também uma redução das surpresas do dia a dia, que acabam por diminuir o estresse e a ansiedade das crianças e adolescentes. Uma rotina adequada, estabelecida com as crianças desde bebê, as ajuda a prever o que acontecerá ao longo do dia, diminuindo a ansiedade.

Além do desenvolvimento emocional, um artigo publicado pelo Centro Universitário FAFIBE, da cidade de Bebedouro, apontou que há, também, o desenvolvimento da autonomia e a sensação de segurança da criança, habilidades importantes, uma vez que são essenciais para o desenvolvimento escolar. Assim, futuramente, a criança saberá como se organizar e estudar por conta própria.

Com a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, os pais enfrentaram o desafio de estabelecerem rotinas dentro do ambiente doméstico. A organização do tempo conseguiu se tornar ainda mais crucial dentro de casa visto que, mesmo com as inúmeras distrações, ainda era necessário definir um momento para estudos, lazer, sono, higiene e alimentação.

Como criar uma rotina eficiente?

Para a criação de uma rotina eficiente, que não seja maçante, especialistas sugerem que seja criado um calendário junto com a criança para que ela se sinta incluída e valorizada. Outra sugestão é estabelecer hábitos que definem o início e o final de determinada atividade, seja por meio de uma música, de uma palavra, de um gesto. Lembrando que não há uma fórmula mágica para a rotina perfeita, tudo varia de acordo com as necessidades e possibilidades da sua família!

É importante lembrar que o excesso nunca é bom e, portanto, não vale transformar a casa ou a escola  em um quartel! É preciso saber a hora de ser flexível para que a rotina não se torne algo imposto e negativo. 

Aos fins de semana, por exemplo, é liberado dormir umas horinhas a mais ou almoçar mais tarde. O importante é estabelecer horários e criar hábitos saudáveis que tornem o ambiente mais organizado e confortável para todos! 

Os hábitos acabam por criar uma harmonia entre os familiares, uma melhor organização de tarefas, mais tempo de qualidade e estabilidade emocional entre todos.