Inovação e Criatividade: criando soluções que não existem para resolver problemas que existem

Rollo May, no livro A coragem de criar, diz que a coragem criativa é a descoberta de novas formas, símbolos, padrões e narrativas segundo os quais uma nova sociedade pode ser construída, entendendo que no novo mundo, mais do que tecnologia, é necessário que se pense “fora da caixinha’. 

É isso que queremos desenvolver em nossos estudantes da 1ª série do Ensino Médio: um pensamento criativo, em que não é apenas executar algo e sim pensar em algo ou solução que não exista para resolver problemas que existem.

Para isso, o professor Erival Rodrigues Oliveira, ministrará as aulas semanais de Inovação e Criatividade, que fazem parte dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Segundo ele, os estudantes serão levados a pensar em situações hipotéticas e/ou reais, nas quais precisarão encontrar soluções usando metodologias ágeis e sprint, sempre apoiados em trabalhos em equipe.

Habilidades que serão desenvolvidas ao longo das aulas

Essa dinâmica irá trabalhar uma série de habilidades, como analisar o processo de criatividade humana na concretização de ideias, distinguir ideias novas de ideias inovadoras, criar regras de convívio para a manutenção de um ambiente criativo, elaborar coletivamente um projeto a partir da divisão de responsabilidade e tarefas, valorizar o diálogo como ferramenta de aprendizagem individual e coletiva, experimentar a criação do protótipo de um produto e serviço, produzir uma apresentação que demonstra as etapas dos sprint vivenciadas em grupo.

Ao fim do curso, os estudantes saberão desenvolver processos mais elaborados de produtos e serviços, estarão prontos para criar protótipos e terão desenvolvido a habilidade de realizar trabalhos em grupo, treinando a prática de compartilhar ideias, debater, elaborar e executar projetos.