Avaliamos nosso curso e o desempenho de cada aluno a partir do Exame de Cambridge

Nosso Curso Bilíngue prepara crianças do Maternal II aos estudantes do 9º ano para uma imersão à língua inglesa. Eles concluem o curso conseguindo falar, escrever e ler em inglês.

São 10 aulas semanais com atividades diversificadas. Ao longo do curso, os estudantes realizam o exame de Cambridge, que avalia o nível de proficiência da língua inglesa de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, um padrão internacional. 

Para que você entenda melhor a importância do Certificado de Cambridge, explicamos abaixo mais detalhes sobre os tipos de provas.

Nosso Curso Bilíngue 

Conduzido por profissionais capacitados e qualificados, o Curso Bilíngue conta com 10 aulas semanais, realizadas em um espaço dedicado a unir os recursos áudio visuais com a dinâmica intensa de professores e alunos falando em inglês. O ensino da língua inglesa se dá a partir da imersão do idioma. 

Nas séries iniciais (maternal II ao 1º ano) investimos nas habilidades de ouvir e falar, com o objetivo de criar repertório. Após a alfabetização na língua materna, o Curso Bilíngue avança o trabalho com as habilidades de leitura e escrita na língua inglesa.

Utilizamos o material da Amco em nossas aulas dinâmicas e lúdicas, de acordo com a faixa etária. No programa do curso estão incluídas atividades de culinária, jogos, música, expressão corporal e a utilização de conteúdos de Matemática, Ciências e Tecnologia.

Segundo a coordenadora do Serviço Adicional Estendido, Ana Paula Solitari, o ensino acontece por meio de conteúdos diversos, no qual o aluno entende que é possível aprender inglês sem precisar focar, exclusivamente, nas questões específicas da língua. 

A importância do certificado

Além de ser um medidor do nível de conhecimento do estudante, a prova ainda é utilizada para conseguir certificação internacional sobre o nível de inglês. O certificado é requerido por universidades estrangeiras e em companhias multinacionais, é um documento que comprova que o candidato tem conhecimento da língua inglesa e está apto a ocupar aquela posição.

Conheça os tipos de prova e avaliação

O conhecimento da língua inglesa é dividido em 6 categorias: A1, A2, B1, B2, C1 e C2 – sendo o A1 o nível mais baixo e o C2 o mais alto. Para chegar no resultado, são avaliadas as habilidades orais (conhecimento de vocabulário e desenvoltura), audição (vocabulário e compreensão), leitura (vocabulário e compreensão) e escrita (gramática e vocabulário). 

No Ranieri são disponibilizadas 4 provas que se encaixam no modelo For Schools, que são exames que se adequam ao vocabulário e vivência de crianças e adolescentes. As provas são:

  1. Young Learners (YLE)

Essa é a prova aplicada para crianças de 7 a 12 anos e é dividida em 3 categorias que vão do A1 ao A2. A categoria aplicada é de acordo com o nível de conhecimento. Essas provas, geralmente, são realizadas para ser um termômetro para os pais sobre o aprendizado de seus filhos.

A prova Young Learners é aplicada para os alunos de 3º, 4º e 5º ano no Ranieri.

  1. Key (KET)

Para o público geral, essa prova é para o nível básico (A2). É uma maneira do candidato se familiarizar com a prova e ver como se sai em conversações básicas do dia a dia.

Essa prova é aplicada para os alunos do 6º ano do colégio.

  1. Preliminary (PET)

Também para o público geral, a prova PET é indicada para alunos do nível B1. O resultado pode ser usado para comprovar habilidades necessárias para situações sociais diárias ou até mesmo do trabalho.

Aplicamos o PET para alunos do 7º e 8º ano.

  1. First (FCE)

Para os candidatos no nível intermediário superior (B2), está liberada a realização do FCE. Esse certificado já é aceito por diversas instituições como comprovante do domínio da língua.

O FCE é dado para alunos do 9º ano do Ranieri, uma vez que é o ano de conclusão do Curso Bilíngue. 

Fique atendo! Saiba quando acontece a prova

As datas dos exames estão previstas no calendário anual do colégio e a aplicação da prova acontece no próprio Ranieri. Além disso, os alunos matriculados no Curso Bilíngue não precisam se preocupar com a inscrição ou pagamento da mesma, visto que já estão inclusos na taxa de material.

Embora nosso programa não seja um curso preparatório para realização do Exame de Cambridge, entendemos que a performance de nossos estudantes tem demonstrado os conhecimentos adquiridos por eles. “Ficamos contentes com a excelente performance de nossos estudantes no exame. Essa dinâmica tem nos ajudado também a ter um curso cada vez mais completo e uma dinâmica de ensino eficaz”, explica Ana Paula.