Confira como será o nosso Novo Ensino Médio

Você já ouviu falar do Novo Ensino Médio? Estabelecido pela lei 13.415/17, o Novo Ensino Médio segue uma nova proposta de educação para escolas públicas e particulares do Brasil, garantindo o direito de aprendizagem e a construção do projeto de vida para todos.

Isso significa que, além de desenvolver as competências e habilidades da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, as escolas também devem promover o protagonismo e maior engajamento dos estudantes.

Quem conhece o Ranieri sabe que este já é um dos pilares do nosso colégio muito antes da Base Nacional Comum Curricular determinar mudanças no segmento, mas nós aproveitamos esta oportunidade para dar um passo além. Complementando as aulas de formação básica, como Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, entre outras disciplinas, implementaremos 13 novos Itinerários Formativos. Descubra quais são e o que ensinam!

• Matemática Financeira

Saber administrar seu próprio dinheiro é fundamental, desde a vida particular, até no caso de começar um negócio. Por isso, ensinaremos aos nossos alunos alguns conceitos básicos para que eles possam se tornar donos de seu próprio destino financeiro.

• Empreendedorismo na prática

Para quem tem o sonho de se tornar empreendedor, ou assumir o negócio da família, é importante o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudinais. Nesta disciplina os alunos poderão descobrir seu potencial e identificar oportunidades promissoras no mercado.

• Física estatística

Os amantes da física terão a chance de aprender mais sobre suas aplicabilidades na prática. O conhecimento estatístico é uma parte importante da física, que tem chamado a atenção dos empregadores, além de ser uma ótima porta de entrada para a pesquisa científica!

• Inglês na prática

Um idioma só se aprende praticando, e a prática vai muito além do “The book is on the table”.  Nesta disciplina o estudante irá utilizar o idioma com facilidade e naturalidade, através de situações reais.

• Educação Socioemocional

Como diziam os gregos: Conhece-te a ti mesmo. Não existe momento em que a auto reflexão é mais necessária que a adolescência! Aprender mais sobre si mesmo e trabalhar a autonomia, resiliência e transformação é sempre positivo e pode ter um papel significativo na escolha da profissão. Melhor ainda é poder contar com o apoio da escola!

• Comunicação

A comunicação é uma das formas mais ricas de aprender sobre a sociedade de qualquer época. Os alunos terão a oportunidade de estudar cinema, por meio do Clube Cine-Literário, e a linguagem oral e escrita na prática.

• Ciência na Prática

A ciência muda e facilita a vida das pessoas. Os alunos poderão aprender sobre Biotecnologia e sobre a manipulação genética dos seres vivos, além das aulas de energia sustentável, descobrindo mais sobre diferentes formas de produzir e consumir energia.

• Estudo das civilizações

Acabar com a desigualdade é um trabalho que envolve a compreensão da cultura e sociedade, por meio da combinação do olhar histórico, geográfico e sociológico. Os estudantes terão essa oportunidade ao aprender sobre a Sociologia da Diferença e a Investigação Sociocultural.

• Empreendedorismo Social

Lutar por uma causa e realmente alcançar resultados depende de planejamento, desenvolvimento e implementação de soluções. Esta disciplina tem o objetivo de apoiar os estudantes a colocar suas ideias em prática por meio de projetos e negócios, gerando um impacto local, regional, ou quem sabe até mesmo global.

•  Educação e Cidadania Digital

As redes sociais são um meio novo para a comunicação, mas que deve ser usado com ética e responsabilidade. Nas aulas os estudantes aprenderão mais sobre os direitos e deveres que envolvem o uso das redes, além de trabalhar com APPs e Programação.

•  Produção Audiovisual

O audiovisual ganhou o planeta, assim como a produção em vídeo se difundiu e criou novas profissões. Essa é a oportunidade dos estudantes aprenderem as técnicas audiovisuais e treinarem seu olhar para os detalhes que garantem um conteúdo de qualidade.

• Projeto de Vida

Alguns estudantes precisam de ajuda para traçar um plano de carreira e descobrir seu propósito. Com técnicas de Design Thinking, oferecemos apoio aos estudantes em sua jornada de autoconhecimento e amadurecimento, para transformarem suas ideias em propostas e tornar sonhos em realidade.

• Atividade Física e Qualidade de Vida

A atividade física promove a saúde do corpo e da mente. O estudante poderá aprender mais sobre o corpo e conhecer seu funcionamento e limitações, através da valorização de hábitos saudáveis.

Aqui no colégio a implementação dos novos itinerários já começa em 2022! A partir de janeiro, a 1° série começa seguindo o modelo do Novo Ensino Médio e, até 2024, todas as turmas já farão parte dessa proposta.

Nessa missão, contamos com o apoio da Geekie One. Com interface digital, a plataforma é reconhecida por sua inovação, pelo prêmio internacional WISE. Além dos nossos estudantes já estarem familiarizados com seu uso, a Geekie ainda  possibilita um aprendizado interativo e que promove uma educação integrada e muito mais significativa para o contexto atual.

Assim, mais que meros conteúdos, as novas disciplinas têm a intenção de se tornar experiências transformadoras de aprendizado e reflexão para os nossos estudantes!