Qual a importância de aprender empreendedorismo na escola?

Ser empreendedor exige habilidades do mundo contemporâneo, como autonomia, resolução de problemas complexos, capacidade de lidar com situações novas, criar soluções, entre outras habilidades que podem ser desenvolvidas durante a vida escolar.

Não é apenas uma questão financeira ou profissional: aprender a empreender também estimula a responsabilidade, o planejamento e a capacidade de gestão. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o ensino de empreendedorismo na Educação Básica, uma vez que consegue reunir a prática de vários componentes curriculares já trabalhados pelas escolas.

O empreendedorismo reúne técnicas de aprendizado interativas e participativas, como o design thinking, que trabalha com a educação por meio de projetos. Também pode envolver a gamificação, especialmente quando são criadas competições estabelecendo concorrência entre os projetos idealizados, uma boa maneira de simular o ambiente mercadológico nas escolas.

• O impacto emocional

Ao fazer parte da criação de projetos que estimulem o olhar e pensamento empreendedores, o estudante aprende a tomar decisões, a agir com proatividade e a exercitar a criatividade, priorizando a solução de problemas. Desta maneira, ele se torna protagonista do seu próprio aprendizado e tem a oportunidade de descobrir aptidões.

Há, também, uma importante contribuição emocional pois, ao perceber-se capaz de solucionar problemas e alcançar o sucesso nos seus projetos, o estudante se sente mais autoconfiante e independente. “Várias habilidades acabam sendo desenvolvidas, como autogestão, liderança, pensamento crítico, proatividade e outras.”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Cláudia Blanco.

• O empreendedorismo no Ranieri

“Nós do Colégio Ranieri estimulamos o empreendedorismo desde a Educação Infantil. Nas dependências do colégio nós temos um espaço, conhecido carinhosamente como vila, em que as crianças podem praticar seus conhecimentos de matemática no minimercado e entrar em contato, mesmo que de forma simplificada, com as mecânicas de um negócio”, explica.

Um dos projetos mais esperados pelos estudantes é o momento de criar iniciativas que geram renda para financiar a festa de formatura. “Nossos alunos do Ensino Médio desenvolvem projetos de empreendedorismo, planejando e idealizando maneiras de acumular um capital financeiro considerável”, conta Cláudia.

A atividade é acompanhada pelos professores, que orientam os alunos para o sucesso em sua empreitada.

“A proposta do trabalho Empreendedorismo no Ensino Médio pretende desenvolver um olhar crítico e reflexivo, sensibilizar os alunos a respeito do empreendedorismo e da carreira empreendedora, possibilitar o conhecimento sobre os diferentes tipos de empreendedorismo: empreendedorismo social, oportunidades de mercado e negócios de impacto, de modo que desenvolva habilidades e competências em prol da construção de uma sociedade criativa, por meio de uma a cultura empreendedora”, explica Cláudia.

Saiba mais sobre as vantagens da criança aprender a empreender na escola, e outros projetos que o Ranieri apresenta para ensinar nossos estudantes na prática, em nosso site e conhecendo nossa proposta pedagógica.