Quem nunca brincou de montar um negócio próprio quando era criança?

Alguns talvez até tenham se arriscado a vender algo pela vizinhança. Essa é uma fantasia muito comum na infância e uma realidade para muitos adultos. A verdade é que investir na criação de um negócio ou em uma empresa própria tem se tornado cada vez mais comum na atualidade, e quanto antes as crianças aprenderem sobre empreendedorismo, melhor. Afinal, é um aprendizado para toda vida.

Aprender a empreender não é apenas uma questão financeira ou profissional,  também estimula outras habilidades importantes da vida adulta, como a responsabilidade, o planejamento e a capacidade de gestão. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o ensino de empreendedorismo nas escolas, uma vez que consegue reunir a prática de vários componentes curriculares já trabalhados pelas escolas.

O empreendedorismo reúne técnicas de aprendizado interativas e participativas, como o design thinking, que trabalha com a educação por meio de projetos. Também pode envolver a gamificação, especialmente quando são criadas competições estabelecendo concorrência entre os projetos idealizados, uma boa maneira de simular o ambiente mercadológico nas escolas.

O estudante aprende a tomar decisões, fazer escolhas e agir com proatividade. O empreendedorismo também estimula a criatividade, prioriza a solução de problemas e  ensina sobre a importância do planejamento e de se estabelecer metas. Desta maneira, o estudante se torna protagonista do seu próprio aprendizado e tem a oportunidade de descobrir suas aptidões.

Há também uma importante contribuição emocional, pois ao perceber-se capaz de solucionar problemas e alcançar o sucesso nos seus projetos, o estudante se sente mais autoconfiante e independente.

Nossos alunos do Ensino Médio desenvolvem projetos de empreendedorismo, planejando e idealizando maneiras de acumular um capital financeiro considerável para financiar parte da sua festa de formatura. A atividade é acompanhada pelos professores, que orientam os alunos para o sucesso em sua empreitada.

Saiba mais sobre as vantagens da criança aprender a empreender na escola, e outros projetos que o Ranieri apresenta para ensinar nossos estudantes na prática.