RaniCast Ep01 – Importância da nutrição para o desenvolvimento cognitivo

Desde pequenos fomos criados ouvindo que quanto mais colorido nosso prato era, mais saudável seríamos, certo? Mas sabia que as cores do nosso prato são responsáveis por muito mais do que a saúde física? Além de prover todos os nutrientes necessários, uma alimentação balanceada é fundamental para o foco, a atenção e para o desenvolvimento do cérebro.

Para falar sobre esse assunto, convidamos a nossa nutricionista Rosemeire Barboza e a assistente pedagógica Tatiane Matos.

Neste primeiro episódio, vamos falar sobre os principais nutrientes para o desenvolvimento da criança, como montamos o cardápio da escola e, ainda, como funciona a educação nutricional.

Nutrientes e desenvolvimento

“O cérebro, para que ele consiga desenvolver todas as suas funções, ele necessita de nutrientes. Esses nutrientes só conseguem vir através de uma alimentação equilibrada e variada”, explica Rosemeire Barboza.

Na escola, a criança está praticando diversas atividades, além de focar e prestar atenção, as aulas de Educação Física, o momento de brincar, tudo exige grande energia. Para garantir que a criança tenha refeições completas com carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, isso em todas as refeições.

O cardápio no colégio

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, as crianças precisam de 5 a 6 refeições diárias. Pensando nos alunos que fazem parte do Serviço Adicional de Período Estendido e passam grande parte do dia no colégio, o Ranieri tem um cardápio completo e variado que atende todas as necessidades nutricionais.

“Ao montar o cardápio, nós garantimos que as refeições tenham todos os nutrientes, carboidratos, proteínas, gorduras e lipídios. Além da quantidade e da qualidade, também há a preocupação de que os alimentos estejam próximos dos gostos do aluno”, pontua Rosemeire.

Preconceito com alimentos

Apesar de saberem da importância nutricional, algumas crianças ainda recusam determinados alimentos. Percebe-se que, hoje, as crianças não conhecem os alimentos, isso se deve ao fato de pouco frequentarem mercados e feiras e também por só terem contato com a comida quando está cortada ou preparada.

“Nós procuramos alternativas para incorporar esses alimentos que tendem a ter uma recusa maior, como por exemplo colocando a beterraba ou inhame no feijão. E não é para enganar, pelo contrário, a gente fala para os alunos que eles estão comendo o legume ou a verdura. Eles ficam chocados, mas serve para mostrar que nada é tão ruim quanto eles pensam”, compartilha Tatiane.

A nutrição no Ranieri

Além da preocupação com o que as crianças irão comer, o Ranieri ainda garante a educação e o contato do aluno com a nutrição. Há o momento da aula de saúde e bem-estar onde os alunos aprendem mais sobre a importância da vida saudável e quais os recursos para atingir a saúde.

Outro recurso são as aulas de culinária oferecidas para os alunos do Serviço Adicional. Supervisionadas por um adulto, as crianças fazem receitas deliciosamente saudáveis na cozinha cinematográfica do Ranieri, um espaço equipado com todas as ferramentas necessárias para cozinhar. Você pode ver mais do espaço em nosso site ou no vídeo do nosso bate-papo, já que foi realizado na cozinha.

Dicas para incorporar mais nutrientes na vida do seu filho

A nutricionista Rosemeire Barbosa ainda divide algumas dicas para incorporar mais nutrientes nas refeições e na vida de modo geral.

1- Leve seu filho para as compras de alimentos, seja no supermercado ou na feira. Vai ajudar a criança a se familiarizar com os diferentes legumes e verduras.

2- Inclua seu filho no preparo das refeições. Além de ser uma atividade em conjunto, ele vai saber como gosta de preparar seus alimentos e como acha mais gostoso temperá-los, por exemplo.

3- Deixe que seu filho ajude no processo de montagem da lancheira. O adulto fica responsável por dar as opções saudáveis, mas cabe à criança decidir o que será levado para a escola.

Para saber mais sobre o processo nutricional dentro do Ranieri, atividades de cozinha e mais dicas você pode conferir o RaniCast, nosso bate-papo em áudio ou nosso vídeo.