Em um bate-papo com a coordenadora pedagógica geral, Cláudia Blanco, e com a professora de empreendedorismo, Thailla Lopes, Janaina Rangel Jordão, diretora pedagógica falou sobre como os alunos do Ranieri são preparados para o vestibular.

  •  As 3 frentes de ensino

Mais do que estudar, o colégio considera três frentes para cobrir todas as necessidades dos alunos. São elas a frente cognitiva, a socioemocional e a de práticas pedagógicas. “Quando falamos da frente cognitiva”, explica Claudia, “nós estamos falando de trabalhar com as habilidades e competências dos alunos para que eles tenham uma aprendizagem significativa, ou seja, que realmente aprendam o conteúdo em vez de apenas decorá-lo.”

Já a frente socioemocional diz respeito ao autoconhecimento e à autonomia. “Quando o aluno se conhece e sabe analisar suas vontades, ele tem a capacidade de escolher um curso para estudar, um caminho para seguir”, explica a coordenadora geral.

E a frente de práticas pedagógicas é baseada em vivências e experiências. Então há todo um cuidado do colégio para que os alunos façam simulados, tenham oficinas de redação e estejam em contato com o mundo do vestibular em si. “Além disso nós incentivamos os alunos a fazer a prova do ENEM como treineiros, para que tenham contato com a prova e com o ambiente”, completa.

  •  A importância do empreendedorismo

As aulas de empreendedorismo, ao contrário do que muitos podem pensar, vão muito além de ensinar a montar uma empresa. Os alunos aprendem a fazer campanhas e arrecadações, além de como fazer um planejamento e um orçamento, controle financeiro e outras habilidades muito importantes para a vida adulta.

“E mais do que as aulas, os alunos do Ensino Médio ainda fazem testes vocacionais, participam de rodas de profissão, de palestras de universidades, bate-papos com ex-alunos, com pais e especialistas de profissões”, explica a professora Thailla. Todas essas oportunidades permitem que os alunos estejam em contato com o curso e o mercado de trabalho, podendo ter maior conhecimento para escolher qual faculdade fazer.

  • O ambiente do colégio e a frente cognitiva

Dentro do Ranieri há uma preocupação em proporcionar vivências e experiências para os alunos terem um aprendizado significativo. Para criar essas experiências, o colégio conta com espaços onde os estudantes colocam a mão na massa e participam ativamente do aprendizado, como é o caso do laboratório de ciências e do laboratório Maker.

“Quando se tem essa preocupação com a frente cognitiva, é perceptível a melhora no desempenho nos vestibulares. Se há um aprendizado significativo, diminui as chances de o aluno ter os ‘brancos’, já que o conteúdo vai estar mais elaborado por meio de vivências”, explica Cláudia.

  • Cursinho pré-vestibular

Outra ferramenta muito importante usada no colégio é o cursinho pré-vestibular. Duas vezes por semana os alunos ficam na escola à tarde, no contraturno, para terem aulas ainda mais direcionadas para os vestibulares.

“Os estudantes têm acesso a um material do Geekie feito especialmente para uma revisão pré-vestibular”, explica Cláudia.

  • Como ajudar os filhos nesse período tão desgastante?

Para ajudar seus filhos nesse período, a professora Thailla dá três dicas muito importantes!

  1.   Ajude seu filho na rotina de estudos

Caso haja dificuldade em estabelecer uma rotina, é válido se mostrar presente para ajudá-lo. Uma boa rotina de estudos é essencial!

  1. Oportunize momentos de relaxamento

Por mais que estudar seja muito importante, é preciso ter equilíbrio e proporcionar momentos de relaxamento. Aproveite para ver filmes e conversar, é muito importante priorizar esses momentos.

  1. Não interfira nas escolhas do seu filho

O momento já é muito estressante e de muita pressão, é muito difícil escolher qual curso fazer. Então é importante que a família saiba não projetar suas expectativas em cima dos filhos, deixando-os livres para escolher o que cursar.

Para conferir o bate-papo na íntegra você pode assistir ao vídeo no YouTube ou ouvir o podcast em todas as plataformas. Não esqueça de ativar as notificações para ficar por dentro dos próximos episódios. Na próxima edição o tema é sobre as dúvidas das famílias na transição da educação infantil para o ensino fundamental, não perca!