No decorrer do últimos anos, graças ao surgimento de novos recursos e ferramentas, a educação e os métodos de ensino passaram por diversas mudanças e transformações. Pensando nisso, o Colégio Ranieri enxergou ser necessária uma mudança de pensamento, para que assim, a instituição fosse capaz de se adaptar e se manter atualizada perante as novas modernidades e tendências do meio educacional.

E é exatamente esse tema que o décimo episódio do RaniCast aborda. A Diretora Pedagógica, Janaína Rangel, e a Coordenadora Geral Pedagógica, Cláudia Blanco, convidaram a Líder de Gestão Pedagógica do Geekie, Marcela Lorenzoni para falar um pouco sobre os benefícios da implementação da tecnologia na educação dos jovens, e também, fazer um “convite” aos pais a mudarem seus pensamentos em relação a essas ideias.

Buscando modernizar seus pensamentos em relação ao processo educacional de seus estudantes, em 2018, o Colégio Ranieri fechou uma parceria com a Geekie, uma plataforma de educação online que visa auxiliar estudantes brasileiros em sua preparação para vestibulares, através de uma estratégia de ensino individualizado. O Colégio enxergava essa mudança como necessária, pois sempre foi notório que os estudantes, se envolviam e se dedicavam mais aos estudos quando existia a presença de recursos tecnológicos para os auxiliarem.

Quando nós iniciamos nossa parceria com a Geekie, acreditávamos e apostávamos muito nessa coisa da tecnologia com os alunos, porque a gente já percebia que eles se envolviam muito mais se a tecnologia estava presente, e a gente também acreditava que isso ia facilitar muito o dia-dia dos professores e também iria dar visibilidade para as famílias.”, conta Janaína.

Apesar disso, muitos pais ainda possuem um certo repúdio a essa metodologia de estudo, pois eles ainda estão presos a pensamentos retrógrados e não conseguem ver essa evolução com bons olhos. Com o intuito de mudar essa ideia, essa edição do RaniCast expõe o pensamento do Colégio a respeito dessa questão e, por meio de exemplos práticos, esclarece algumas das dúvidas que os pais podem acabar tendo.

Eu acho que na verdade essa é a grande dúvida dos pais, porque a gente sempre vai para nossa referência, talvez para o tempo que a gente estudou a memorização fizesse muito sentido mesmo, porque a gente não tinha metade do que a gente tem hoje do contexto deles, hoje em dia para eles isso não faz o menor sentido, com o Google eu precisar saber uma data, por exemplo, para eles isso não tem o menor sentido.“, conta Cláudia.

Para conferir o bate-papo completo acesse nosso canal no YouTube ou ouça o RaniCast no Spotify! 👇🏻