Após dois anos de ensino remoto, crianças e adolescentes de todo o Brasil puderam finalmente retornar às aulas presenciais. Porém, como já era de se esperar, esse retorno está sendo marcado por diversos desafios e adversidades, principalmente em relação às questões socioemocionais dos estudantes.

Neste episódio do RaniCast, além de falarmos sobre quais estão sendo os impactos da pandemia na educação, também apresentamos as iniciativas do Colégio para lidar com os novos desafios. Para participar dessa conversa com a Mantenedora e Diretora Pedagógica, Janaína Rangel Jordão, e a Professora de Educação Socioemocional, Thailla Fabiane, convidamos a psicóloga e representante do LIV em todo o Brasil, Marcia Frederico. 

Com o retorno das aulas presenciais, o Colégio passou a olhar com muito mais atenção para a saúde mental e emocional dos estudantes e das famílias para sentir, na prática, quais estão sendo os verdadeiros reflexos da pandemia na educação. 

Após algum tempo, ficou evidente que os estudantes, além de estarem passando por um momento de fragilidade emocional, também sofreram um grande déficit em seu desenvolvimento acadêmico, surgido em função das dificuldades, adaptações e limitações do ensino remoto. 

“É um cenário bastante preocupante, estamos todos vivenciando a observação de um fenômeno que de alguma forma já vinha aparecendo e sendo anunciado antes mesmo da pandemia, acabou se agravando muito mais. Estamos tendo muitos relatos em diversas escolas pelo Brasil sobre a questão dos diferentes comportamentos que os estudantes estão tendo, como crises de ansiedade, dificuldades para se relacionar e muitos casos de depressão e desesperança, e isso tem nos assustado muito” – conta Márcia.

Diante desse cenário, percebemos que é fundamental darmos voz aos alunos e ter uma escuta ativa para 

Com isso em mente, o Colégio desenvolveu diversas iniciativas para auxiliar nossos estudantes durante esse período conturbado. Nas aulas de Educação Socioemocional, por exemplo, nós organizamos uma assembleia com os estudantes, onde os representantes de cada turma compartilham oportunidades, melhorias, ideias e estratégias para que eles pensem, juntos, a melhor maneira de enfrentar esse “novo normal”. 

Para conferir o bate-papo completo assista o vídeo em nosso canal do YouTube ou ouça o RaniCast no Spotify!