Três maneiras inovadoras de utilizar a tecnologia no cotidiano escolar

Não é possível mais imaginar a vida sem as novas tecnologias da era digital. Internet, smartphones, computadores e aplicativos facilitam nosso dia a dia e garantem experiências antes inimagináveis. Nós já vínhamos nos atualizando e buscando novas soluções para facilitar o cotidiano dos estudantes dentro e fora do ambiente escolar, mas a pandemia tornou o desejo por inovação uma necessidade.

E se é em momentos de crise que a criatividade e inovação se destacam, nós temos apostado na tecnologia digital para nos adaptarmos e garantirmos aos estudantes sua autonomia e segurança, especialmente com a volta das aulas presenciais.

Abaixo listamos três soluções implementadas que não só facilitam a adaptação dos estudantes à nova rotina escolar, mas também tornam as tarefas do cotidiano muito mais práticas:

• Aplicativo de entrada e saída do colégio

Já utilizávamos um aplicativo de entrada e saída do colégio antes da pandemia, principalmente para facilitar a saída dos alunos e nos auxiliar na organização sem que formasse aglomerações. Agora, no mesmo app, é possível informar à escola sobre a saúde dos estudantes, caso tenham testado positivo ou tido algum contato com o vírus, garantindo a segurança de todos.

Ao chegarem ao Colégio, utilizam as catracas eletrônicas com reconhecimento facial que são conectadas diretamente ao aplicativo. Assim, com o preenchimento diário do formulário da Autodeclaração de Saúde, recebemos a informação da chegada e do estado de saúde do estudante para que sua entrada seja permitida. As catracas também fazem a aferição de temperatura, de modo que todo o procedimento seja realizado sem a necessidade de contato.

• Aplicativo da cantina

Este aplicativo foi implantado com o objetivo de facilitar a compra do lanche durante o intervalo. Antes da pandemia, os estudantes já utilizavam um cartão para adquirir os produtos de forma rápida e prática, evitando formar grandes filas.

Agora, a compra é feita antecipadamente e direto pelo aplicativo, os pais podem adicionar um crédito e escolher o lanche do seu filho para a semana toda. Essa praticidade permite não apenas a organização, mas também o acompanhamento da dieta das crianças por meio dos dados nutricionais fornecidos pelo aplicativo.

Uma maneira de tornar a hora do lanche mais segura e trazer praticidade para as famílias e alunos.

• Loja Virtual

A loja virtual é utilizada para facilitar a compra de materiais didáticos, uniformes, e outros itens personalizados úteis no dia a dia da escola sem precisar ir até o Colégio.  A plataforma pode ser acessada pelos pais na aba Área Restrita no site da escola, e todos os itens estão disponíveis para visualização e compra.

A ideia é que, quando for possível organizar eventos e visitas pedagógicas, a loja virtual também facilite a compra de ingressos. Desse modo, a plataforma servirá para simplificar todo o processo de compra de artigos utilizados pelos estudantes no colégio.

A loja virtual, assim como os aplicativos da cantina e de entrada e saída do colégio são apenas o início da nossa proposta de trazer uma constante inovação ao ambiente escolar. Acreditamos que a tecnologia, a praticidade e a segurança podem e devem andar juntas para o bem-estar de todos, tornando o início das aulas uma experiência mais agradável. Por isso, não poupamos esforços para que nossos estudantes e seus pais possam se sentir seguros com o retorno ao ambiente escolar, sem abrir mão da sua autonomia.